• InovaLegis

    O Poder Legislativo tem um papel central na responsividade das demandas da sociedade por mais transparência, eficiência e participação.

     

    A interatividade entre os indivíduos e com o conteúdo assume uma velocidade que as instituições representativas democráticas não foram desenhadas para acompanhar dado os pesos e contrapesos que resguardam a própria existência de um regime democrático e de garantias individuais.

     

    O Poder Legislativo no Brasil têm nichos de quadros técnicos que estão desenvolvendo o Estado da Arte de políticas de inovação. São servidores e mandatos que buscam construir novas conexões, através de seu conhecimento sobre a casa legislativa, e de ferramentas que ajudem a redesenha-la. O objetivo é responder às novas demandas da sociedade, assim como demandas internas de cunho administrativo.

     

    Ainda é necessário desenvolver habilidades disruptivas nas Casas Legislativas com vista de encontrar as ferramentas e a capacitação necessários para a inovação coerente em sua conjuntura.

     

    As Casas conseguirão repensar sua estrutura e processos, desde uma tomada de decisão sobre seu processo legislativo, até uma simples mudança em processos burocráticos de nível de rua que apoiam a atividade legislativa.

  • Público-Alvo

    Os participantes do curso serão apresentados à um roteiro de aprendizagem que capacitem-nos a analisar os passos de implementação de um processo de inovação na Casa Legislativa de sua escolha. Veja abaixo o aprendizado proposto para cada público-alvo.

    Servidores Públicos da Casa Legislativa

    Os servidores serão apresentados à um ferramental para que possam somar à sua experiência e expertise para inovar o processo legislativo, tornando-o mais aberto e acessível pela sociedade civil e na promoção de debates mais qualificados.

    Staff de Mandatos do Poder Legislativo da Casa

    O staff dos mandatos legislativos serão apresentados às melhores práticas e à experiência do corpo técnico da Casa, para que possam desenvolver uma produção legislativa ainda mais qualificada.

  • Conteúdo Programático

    Confira os conteúdos ao longo do curso e seus respectivos horários

    Dia 1 - Contextualização do Parlamento na Era da Velocidade

    As relações de poder estão sendo redesenhadas. A comunicação descentralizada e a abertura para atores não institucionais ganharem relevância no debate público distribuiu o centro do poder para uma dinâmica em rede de colaboração e compartilhamento. Os processos de tomada de decisão permaneceram pouco alterados durante o período de transição para um regime político mais participativo. Neste primeiro dia vamos discutir essas questões, com cases práticos que conectem-se com a realidade da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e com cases de excelência, no Brasil e no Mundo.

     

    08:00h-08:30h: Dinâmica de Design Estratégico - Introdução ao Pensamento Complexo
    08:30h-10:20h:
    Transformação na Relação com Poder - Como uma sociedade conectada interage com o Parlamento.

    10:30h-12:30h: A Evolução do Parlamento na era Digital.

    ALMOÇO

    13:30h-14:00h: Dinâmica de Design Estratégico - Quem estou eu?

    14:00h-15:00h: Ciência do Comportamento no Legislativo - Induzindo Mudanças.

    15:00h- 17:00h: Novo Processo Legislativo e Produção de Conteúdo.

    Traje: Casual

    Dia 2 - Como Mapear as Necessidades de Mudança​ e Viabilizá-las

    Segundo Thomas Friedman, estamos na era da velocidade e da mutação nas relações sociais. A tecnologia da informação e comunicação evolui e modifica o ecossistema em uma velocidade maior que a nossa capacidade de compreende-la. Neste dia, vamos aprender as ferramentas para compreender essas mudanças e os desafios complexos que nos avizinham, e como podemos endereça-los de forma disruptiva, que responda com soluções que atendam as nossas expectativas, da ALERJ e da sociedade fluminense.

     

    08:00h-08:30h: Dinâmica de Design Estratégico - Mapeamento de Atores

    08:30h-10:20h: Oportunidades de Inovação - Mapeamento de Problemas Complexos.

    10:30h-12:30h: Viabilização de um projeto de Inovação no Legislativo. Viabilização Política, Econômica, Cultural e Legal.

    AMOÇO

    13:30h-14:00h: Dinâmica de Design Estratégico - Identificando o Desafio

    14:00h-15:30h: Preciso Usar Tecnologia para Inovar? Mapeamento de oportunidades de mudanças em processos administrativos.

    15:30h-17:00h: Inovação Tecnológica - como implementar?

    Traje: Casual

    Dia 3 - Estruturando o Desafio e Criando Soluções

    Faça você mesmo. Hoje é o dia de aplicar o que aprendemos nos dias anteriores e mapear nossos desafios e propor soluções criativas, de forma colaborativa e com foco na solução do problema. Venha preparado para trabalhar com seus colegas em propostas.

     

    08:00h-09:20h: Dinâmica de Design Estratégico - Apresentação dos problemas.

    09:30h-10:00h: Dinâmica de Design Estratégico - Formação de Grupos de Trabalho.

    10:00h-12:00h: Dinâmica de Design Estratégico - Contextualizar e Idear.

    ALMOÇO

    13:00h-17:00h: Dinâmica de Design Estratégico - Criação Colaborativa.

    Traje: Casual

  • Professores

    Conheça um pouco mais sobre os professores do Inovação e Legislativo

    Ana Paula Massonetto

    Advogada, doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Cofundadora da Mandato Ativo, atua fomentando melhores práticas de atuação do Legislativo. Líder RAPS 2018.

    Antonio Napole

    Diretor da Kaiser Associados

    Trabalha há mais de 20 anos em estratégia, consultoria de gestão, análise competitiva e implementação de mudanças organizacionais. Especialidades: Inteligência Competitiva, Gestão de Mudanças, Organização e Liderança e Definição de Metas

    Bruno Freitas

    Sócio-Fundador da Torus.consulting e Presidente da Torus.institute, Conselheiro e fundador do Grupo Dínamo e Conselheiro do Climate Ventures. Foi responsável pela Unidade de Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, é sócio da Plug, co-working pioneiro do país e da Nova, responsável por projetos culturais. Possui 18 anos de experiência em inovação, arquitetura de projetos, estruturação e modelagem de negócios, impacto social e políticas públicas.

    Coral Michelin

    Profissional multifacetada com mais de 16 anos de experiência em áreas da Economia Criativa como design, artes visuais e produção, tendo trabalhado em cidades e culturas diversas como New York, London, Tel Aviv, Rio de Janeiro, Porto Alegre e agora São Paulo. Graduada em Gestão Ambiental para prover soluções sustentáveis para o Design e Mestre em Design Estratégico para Inovação social, área que estuda desde 2011. Doutoranda em Design pela UAM/SP. Coordenadora do Centro Ruth Cardoso.

    Fábio Almeida

    Head de Política Domestica na Embaixada Britânica. Servidor público com formação e experiência na iniciativa privada, sempre em busca da profissionalização e da eficiência no ambiente de trabalho. Foco em entregas com elevado valor agregado em termos de informação, em função de seu papel estratégico.
    Experiência de 15 anos em Lideranças Partidárias, dos quais 5 como Chefe de Gabinete, com transformação do PSD em referência por meio de gestão estratégica e criação de novos produtos e serviços, alcançando o protagonismo em momentos chave, como o Impeachment e as 10 Medidas contra a Corrupção.

    José Moulin

    Executivo empreendedor, voltado para resultados. Experiente nos setores privado, público e de ONGs, incluindo consultoria em gestão, atração de investimentos, desenvolvimento de talentos e ciências comportamentais aplicadas. Criou a NudgeRio, a primeira unidade governamental de governo no Brasil.

    Luís Kimaid

    Internacionalista e Cientista Político. Atuou na Secretaria de Planejamento do Estado de SP, na unidade de financiamento de projetos estratégicos; no Google Brasil no time de Compliance e agora é Co-fundador da Bússola Eleitoral. Atua em pesquisa acadêmica na área de Democracia e tomada de decisão a partir de uma perspectiva digital.

    Marco Konopacki

    Graduado em ADMINISTRAÇÃO (2006) e Mestre em CIÊNCIA POLÍTICA (2012) pela Universidade Federal do Paraná, doutorando em CIÊNCIA POLÍTICA pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolveu trabalhos na área de tecnologia de software e telecomunicações quando foi pesquisador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (2005-2008). Gestor e pesquisador na área de governança de tecnologia da informação e desenvolvimento de software desde 2005. Desde 2009 é pesquisador nas áreas de Novas Tecnologias, Participação Social e Ação Coletiva. Em 2014 ocupou o cargo de Assessor de Novas Tecnologias e Participação Social na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça. Em 2016 tornou-se Coordenador de Projetos do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

    Vinicius De Bragança Müller e Oliveira

    Doutor em História, professor de História Econômica do Insper e de Ética e Liderança no CLP (Centro de Liderança Pública), colaborador do Blog Estado da Arte, do Estadão.

  • Apoio Institucional

    Movimento Voto Consciente
  • Dúvidas?

    Utilize as redes abaixo para entrar em contato, sanar dúvidas, enviar sugestões e acompanhar as novidades.

    Email
    All Posts
    ×