• InovaLegis

    O curso sobre a Inovação e Legislativo traz o ferramental para servidores e empreendedores cívicos que buscam repensar o Legislativo e como ele interage com a sociedade civil. No conteúdo trazemos um conjunto de ferramentas que auxiliará seu aprendizado técnico, assim como momentos de exposição de cases práticos da realidade dos participantes. Uniremos a experiência de quem atua na área com conteúdo acadêmico e prático para implementação de projetos de transformação e sua compreensão.

  • Público-Alvo

    Os participantes do curso serão apresentados à um roteiro de aprendizagem que capacitem-nos a analisar os passos de implementação de um processo de inovação na Casa Legislativa de sua escolha. Veja abaixo o aprendizado proposto para cada público-alvo.

    Servidores Públicos do Legislativo

    Os servidores serão apresentados à um ferramental para que possam somar à sua experiência e expertise para inovar o processo legislativo, tornando-o mais aberto e acessível pela sociedade civil e na promoção de debates mais qualificados. Durante o curso, serão apresentadas e discutidas práticas inovadoras implementadas por Startups de tecnologia e pelo terceiro setor, e que podem ser aproveitadas pelas Casas Legislativas.

    Representantes de Organizações Não-Governamentais

    Representantes da sociedade civil organizada poderão aprofundar o seu conhecimento sobre as casas legislativas e os desafios que os servidores enfrentam para promover inovação.

    Empreendedores de GovTech

    Empreendedores relacionados a GovTech poderão entender melhor os desafios culturais e técnicos do legislativo na busca por inovar a atividade legislativa.

    Ao passo que poderão analisar cases de sucesso e insucesso de inovação no legislativo, empreendedores estarão expostos aos desafios de inovar o processo legislativo.

    Estudantes ou Formados em Ciência Política

    Estudantes tem a oportunidade de mesclarem um curso com conteúdo teórico e prático, voltado à implementação de processos de inovação e dos desafios culturais em promover mudança em organizações plurais e representativas como as casas legislativas.  

  • Conteúdo Programático

    Confira os conteúdos ao longo do curso e seus respectivos horários

    Dia 01 - Boas vindas e Contextualização [04/05/2019] [Sábado]

    08:00h-09:00h: Dinâmica de Construção Colaborativa: Mapeamento de Atores.
    09:00h-12:00h: Construção do poder Legislativo Brasileiro.

    13h30-14:30h: Dinâmica de Construção Colaborativa: Mapeamento de Atores.

    14:30h-17:00h: Descrição da Governança das Casas Legislativas: como os mandatos e Partidos influenciam os processos administrativo e legislativo.

    17:30h: Confraternização e Networking.

     

    Traje: Casual

    Local: Insper

    Dia 2 - Dilemas Éticos [18/05/2019] [sábado]

    08:00h-09:00h: Dinâmica de Construção Colaborativa: Meu papel dentro do desafio.

    09:00h-12:30h: A relação do individuo com o poder republicano.
    14:00h-17:00h: Limitadores do Poder a Nível das Instituições Republicanas e a nível individual e o papel da transparência.

     

    Traje: Casual

    Local: Fundação Getulio Vargas de São Paulo

    Dia 03 - Processo Legislativo e Dinâmica Parlamentar [01/06/2019] [Sábado]

    09:00h-10:00h: Dinâmica de Construção Colaborativa: Exercício de Empatia.

    10:00h-13:30h: Descrição sobre Processo Legislativo.

    14:30h-18:00h: Dinâmica Simulada: Aluno no papel do legislador.

     

    Traje: Casual

    Local: Fundação Getulio Vargas de São Paulo

    Dia 4 -Avaliação e Viabilização da Inovação [29/06/2019] [Sábado]

    09:00h-10:00h: Dinâmica de Construção Colaborativa: Mapeamento dos Desafios Propostos por Alunos.

    10:00h-11:30h: Mapeamento e identificação de oportunidades de mudança.

    11:30h-12:45h: Nudge no Legislativo: induzindo o processo de inovação

    14:00h-16:00h: Preciso Usar Tecnologia para Inovar?

     

    Traje: Casual

    Local: Fundação Getulio Vargas de São Paulo

    Dia 5 - Viabilização e Implementação [03/08/2019] [Sábado]

    09:00h-13:00h: Dinâmica de Construção Colaborativa: Resolução de Problemas.

    14:00h-16:00h: Inovação Tecnológica - como implementar?

    16:00h-17:30h: Viabilização de um projeto de Inovação no Legislativo.

     

    Traje: Casual

    Local: Ação Educativa

  • Professores Confirmados

    Conheça um pouco mais sobre os professores do Inovação e Legislativo

    Alexandra Favero​

    Fundadora da La Lima Identidades e assessora em projetos de conexão cultural, identidade, linguagem e experiência.

    Sua trajetória de mais de 15 anos tem passagem por diferentes empresas e setores como, moda, varejo, saúde, educação e cidades em um projeto de infraestrutura no Perú.

    Tem um projeto chamado Cartas para São Paulo no qual visa estudar a relação das pessoas com a cidade por meio da escrita de cartas e interações em diferentes bairro de SP.

    É professora no IED, ESPM Company e Faculdades Rio Branco, nas disciplinas de Identidade de Marca, Identidade Cultural e Design Research.

    Ana Marina de Castro

    Diretora de Advocacy do Centro de Liderança Pública.

    Ativista Política, Executiva e Pesquisadora, transita entre o mundo da política e da gestão pública. Profissional com +8 anos de experiência trabalhando com o setor público e +11 anos de experiência profissional. Ampla experiência na condução/participação em projetos de advocacy e políticas públicas em nível nacional e subnacional em áreas como competitividade, infraestrutura, segurança pública, educação básica, reforma previdenciária, reforma política e inovação. Trabalhou na parte de comunicação e inteligência para mais de 100 campanhas políticas a nível nacional e subnacional. Liderou projetos como o Ranking de Competitividade (e foi responsável por desenhar com um time estratégia de disseminação que já cobre 20 estados) e o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira. Responsável por estruturar e liderar estratégia de engajamento para advocacy com mais de 250 parlamentares, 10 senadores, 5 Ministros e Presidência da República. Inserida em espaços de liderança internacional como o Global Shapers - rede de lideranças parte do Fórum Econômico Mundial; Nexus - rede internacional de filantropia e empreendedorismo iniciada na Casa Branca/ONU. Condecorada pela Governadora de Oklahoma-EUA, por ajudar a trazer cidadãos juntos pela paz. Empreendedora Cívica da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

    Ana Paula Massonetto

    Advogada, doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Cofundadora da Mandato Ativo, atua fomentando melhores práticas de atuação do Legislativo. Líder RAPS 2018.

    Bruno Freitas

    Sócio-Fundador da Torus.consulting e Presidente da Torus.institute, Conselheiro e fundador do Grupo Dínamo e Conselheiro do Climate Ventures. Foi responsável pela Unidade de Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, é sócio da Plug, co-working pioneiro do país e da Nova, responsável por projetos culturais. Possui 18 anos de experiência em inovação, arquitetura de projetos, estruturação e modelagem de negócios, impacto social e políticas públicas.

    Coral Michelin

    Profissional multifacetada com mais de 16 anos de experiência em áreas da Economia Criativa como design, artes visuais e produção, tendo trabalhado em cidades e culturas diversas como New York, London, Tel Aviv, Rio de Janeiro, Porto Alegre e agora São Paulo. Graduada em Gestão Ambiental para prover soluções sustentáveis para o Design e Mestre em Design Estratégico para Inovação social, área que estuda desde 2011. Doutoranda em Design pela UAM/SP. Coordenadora do Centro Ruth Cardoso.

    Debora Albu

    Debora Albu é mestre em Gênero e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science - com bolsa pela Chevening Brazil Award - e graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Trabalhou em áreas de ativismo e juventude no Secretariado Internacional da Anistia Internacional e na Universidade da Juventude. Desenvolve pesquisas na área de democracia e tecnologia, ativismo digital e estudos de gênero, sendo responsável pelo desenvolvimento de ferramentas cívicas como o aplicativo Mudamos de assinaturas eletrônicas. É coordenadora da área de Democracia e Tecnologia no Instituto de Tecnologia e Sociedade.

    Fábio Almeida

    Head de Política Domestica na Embaixada Britânica. Servidor público com formação e experiência na iniciativa privada, sempre em busca da profissionalização e da eficiência no ambiente de trabalho. Foco em entregas com elevado valor agregado em termos de informação, em função de seu papel estratégico.
    Experiência de 15 anos em Lideranças Partidárias, dos quais 5 como Chefe de Gabinete, com transformação do PSD em referência por meio de gestão estratégica e criação de novos produtos e serviços, alcançando o protagonismo em momentos chave, como o Impeachment e as 10 Medidas contra a Corrupção.

    Humberto Dantas

    Doutor em Ciência Política pela USP, pesquisador da FGV-SP e coordenador do MLG do CLP e da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP.

    Luís Kimaid

    Internacionalista e Cientista Político. Atuou na Secretaria de Planejamento do Estado de SP, na unidade de financiamento de projetos estratégicos; no Google Brasil no time de Compliance e agora é Co-fundador da Bússola Eleitoral. Atua em pesquisa acadêmica na área de Democracia e tomada de decisão a partir de uma perspectiva digital.

    Rafael Vivolo

    Rafael é sócio, co-fundador e CEO da Movva. MBA em Gestão Empresarial pela FIA e publicitário pela ESPM, está em sua 2ª startup e foi homenageado no prêmio Trip Transformadores de 2012 pelo seu trabalho de divulgação de iniciativas com poder de transformação social.

    Vinicius De Bragança Müller e Oliveira

    Doutor em História, professor de História Econômica do Insper e de Ética e Liderança no CLP (Centro de Liderança Pública), colaborador do Blog Estado da Arte, do Estadão.

    Vinicius Schurgelies

    Doutorando em Administração Pública e Governo (FGV-EAESP); Mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV-EAESP); Pós-Graduado em Gestão Pública (UTFPR); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF) e Auditoria Contábil Fiscal (FAMA); Graduado em Administração Pública (FGV-EAESP). Possui mais de 14 anos de experiência profissional como gestor público, consultor governamental e mais de 5 anos de experiência como professor universitário. Atualmente é servidor de carreira do Governo do Estado de São Paulo e exerce suas atividades como Diretor-Presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Também é coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e coordenador pedagógico Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública EAD da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

  • Local de Aula

    1º dia

  • Local de Aula

    2º dia, 3º dia e 4º dia

    Fundação Getulio Vargas de São Paulo

  • Local de Aula

    5º dia

  • Alunos

    Alfredo Passos

    Camila Capeleti

    Carla Marinho Fernandes

    Elisa Krumholz Adler

    Felipe Hoch de Proença

    Gabriel Miceli

    Gisele Agnelli

    Helena Grundig

    Henrique Vitta

    Jhonatan Ferreira Alencar

    Joana Fazano

    Joana Hidal

    Lucas Dantas da Silva

    Luisa Mozetic Plastino

    Luiz Antonio Couto Soares

    Luiza Balieiro Stievano

    Marcos Gonzalo

    Marina Cano

    Shirley Siolary

    Tiago Sousa Ramos

    Victor Holanda Medeiros

    Washington Silva

  • Apoio Institucional

  • Dúvidas?

    Utilize as redes abaixo para entrar em contato, sanar dúvidas, enviar sugestões e acompanhar as novidades.

    Email